A maioria dos jingles publicitários se resume a uma musiquinha chata o bastante para ficar gravada no nosso cérebro. Quase sempre o encaixe das informações do anunciante com a melodia e o ritmo são bastante forçados e não parecem fluir com naturalidade.
Mas vez ou outra, surge um clássico. Desde o final de 2007, não tem campanha melhor do que a de assinaturas da Zero Hora. Dá de dez a zero até mesmo nas milionárias campanhas da Coca-Cola, que sempre apresenta bons jingles.
A campanha da ZH, assinada pela Escala, é genial nos mais diversos níveis. Pra começar a música é realmente muito boa. O ritmo é empolgante, vai criando um clima crescente até explodir com "então ASSINA a zero hora...". Além disso, mexe forte com nosso orgulho gaúcho, utilizando chavões populares que só a gente tem, além do tradicional sotaque castelhano.
Os personagens também são muito simpáticos. Os bixinhos dos vídeos da campanha parecem aqueles toyart feitos de papel cartão. E cada jingle fecha perfeitamente com o comentário do polvinho, que reproduz, na verdade, aquilo que todo mundo pensa quando escuta o jingle: "Ah que musica tri!"; "Bah, se puxô em?" e por aí vai.
A agência desenvolveu uma letra especial para o jingle de cada estação ou momento.
Verão, final do verão, inverno, semana farroupilha, olimpíadas. E cada jingle também tem um vídeo, que é a versão da propaganda que passa na RBS TV. Vale a pena prestar atenção nos detalhes e nas referências que aparecem nos vídeos, tanto aos hábitos gaúchos (como comer bergamota no solzinho de inverno) quanto a clássicos do cinema e da música (abbey road e cantando na chuva, pra citar alguns).
Abaixo, apresento uma coletânea de todos eles, divirta-se gauchada!
Verão:
Final do Verão:
Iverno:
Semana Farroupilha:
Olimpíadas de Pequim:
Videokê (pra cantar junto, genial):
Teaser do Verão 2009:
Coisa boa quando aparece uma campanha desse tipo. Dá pra perceber que houve interesse e provavelmente muita diversão e satisfação no processo. Não foi uma campanha só pra ter uma musiquinha qualquer, foi algo muito bem planejado para cativar o gaúcho. A mim, cativou muito. Me dá mais orgulho de ser gaúcho e, inevitavelmente, passei a admirar mais ainda a Zero Hora. Parabéns a todos que criaram essas vinhetas geniais.
Bah, se puxaram tchê!
7.4.09
Bah, que música tri!
Por
HumptyDumpty
Tags: "Rio Grande do Sul", "Zero Hora", campanha, Escala, Estado, Gaúcho, jingle, Jornal, música, propaganda, publicidade, RS, vídeo, vinheta, ZH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário